Governo do Paraná decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu

 Governo do Paraná decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu



CATARINA SCORTECCI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O Governo do Paraná assinou um decreto na manhã deste sábado (8) reconhecendo estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado, após um tornado devastar a cidade no final da tarde de sexta-feira (7). Ao menos seis pessoas morreram no estado.

Bombeiros e Defesa Civil estimam que o fenômeno gerou danos em cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município.

O governador Ratinho Junior (PSD) está na cidade acompanhando o trabalho das equipes que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.

“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do interior e também da capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.

“O estado de calamidade pública nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, disse Ratinho Junior.

A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

Leia Também: Tornado deixa 6 mortos e mais de 400 feridos no Paraná



Fonte: Notícias Minuto

Leia Também