Jogadores brigam feio durante partida de hóquei no gelo; vídeo

 Jogadores brigam feio durante partida de hóquei no gelo; vídeo



O domingo ficou marcado por um dos piores momentos da atual edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Tudo aconteceu na partida de hóquei no gelo entre as seleções de Canadá e França (10 a 2), quando, já perto do fim, Pierre Crinon e Tom Wilson protagonizaram uma verdadeira cena de boxe no gelo.

A dupla se desentendeu após o canadense confrontar o francês por causa de uma cotovelada aplicada em Nathan MacKinnon. A discussão evoluiu para agressões físicas, deixando a Santa Giulia Ice Hockey Arena em choque diante do que acontecia.

Os árbitros precisaram intervir e conseguiram encerrar a confusão, enquanto os demais jogadores das duas seleções apenas assistiam ao triste espetáculo protagonizado pelos colegas, que acabaram sendo expulsos da partida.

“Obviamente, brigar não é o foco deste torneio, mas quando alguém tenta partir para cima de um dos nossos grandes jogadores, acontece o que o Wilson fez. Ele fez muito mais do que isso, mas foi ótimo vê-lo se impor”, afirmou o canadense Drew Doughty, citado pela Associated Press.

Além disso, segundo o jornal AS, uma briga em um jogo de hóquei durante os Jogos Olímpicos não acontecia havia 28 anos — é preciso voltar a 1998 para encontrar um episódio semelhante.

Tolerância zero nos Jogos Olímpicos
O hóquei no gelo é um esporte em que esse tipo de confronto é relativamente comum, especialmente na National Hockey League (NHL). De acordo com a regra 46, a liga dos Estados Unidos e do Canadá permite que jogadores troquem socos em confrontos individuais, desde que não utilizem o taco. A luta termina quando um dos atletas cai no gelo. Ambos recebem uma punição de cinco minutos fora do jogo, conhecida como fighting major.

Nos Jogos Olímpicos, porém, não há espaço para qualquer tipo de violência. Esse tipo de confusão é expressamente proibido, e os árbitros são obrigados a expulsar os envolvidos.

Até o momento, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo não anunciou medidas adicionais, mas a Federação Francesa já abriu um processo disciplinar contra Pierre Crinon, segundo o AS.

Crinon tem histórico de confusões

O jogador francês tem um histórico relevante nesse tipo de incidente. No início da temporada, cumpriu suspensão de sete jogos após agredir com um soco Matt O’Connor, goleiro do Angers, que sofreu uma lesão no olho.

Ao todo, Pierre Crinon já desfalcou suas equipes em 19 partidas por suspensão nos últimos quatro anos, e já há quem defenda sua exclusão da seleção francesa.

Ainda assim, segundo relatos divulgados pela Associated Press, o jogador francês teria pedido desculpas a Nathan MacKinnon ao fim da partida.

Canadá confirma favoritismo

Dentro do gelo, o Canadá confirmou o favoritismo que lhe era atribuído antes do confronto, vencendo com autoridade e eficiência. O placar fala por si: 10 a 2.





Fonte: Notícias ao Minuto

Leia Também