Santos aposta em força ofensiva e Neymar para quebrar tabu na casa do ‘imbatível’ Novorizontino
O Santos realiza uma temporada abaixo da expectativa da torcida, repetindo erros e tropeços de anos anteriores. Neste domingo, às 16 horas, a equipe vai até o Doutor Jorge Ismael de Biasi, no interior do estado, sob pressão de desencantar no estádio diante do Novorizontino por vaga à semifinal do Paulistão.
Das três vitórias santistas em 2026, duas foram contra rivais em luta contra o rebaixamento. A outra ocorreu na estreia, justamente contra o Novorizontino, e que serve de inspiração para a equipe ter seu primeiro motivo a celebrar em Novo Horizonte após quatro derrotas e duas igualdades no palco das quartas de final.
A classificação na oitava colocação veio com goleada sobre o rebaixado Velo Clube, por 6 a 0, importante para amenizar as cobranças e o descontentamento dos santistas. O retorno de Neymar aos gramados também serve de combustível para uma decolagem atrasada na temporada.
Juan Pablo Vojvoda jamais escondeu que o Santos se transformaria com Neymar. O astro pode fazer seu primeiro jogo como titular após atuar por 45 minutos na jornada anterior. A semana livre serviu para o astro ganhar ritmo e condições de atuar por mais tempo, o que o sugere entre os titulares.
O Santos trabalhou muitos ajustes ao setor ofensivo, que até vem criando bastante, mas pecando na hora de mandar às redes. Exceção ao jogo com o Velo Clube, a equipe vinha com baixo aproveitamento no quesito gols e só havia vencido quando anotou mais de uma vez, contra o Novorizontino, na estreia e, depois, frente ao Noroeste – ambos batidos por 2 a 1.
Vojvoda estuda manter a escalação com quatro peças ofensivas, com Moisés e Gabigol certos. A chance de Neymar ser escalado desde o começo é praticamente certa e abre disputa pela última vaga entre Rony, Barreal e Thaciano.
Ter força ofensiva se faz necessário diante do melhor time da fase de classificação, na qual teve 100% de aproveitamento atando em casa, com o resultado mais expressivo sendo a goleada sobre o forte Palmeiras, por 4 a 0.
O caldeirão de Novo Horizonte, por sinal, é a aposta do time do interior diante do Santos. Em sua casa, o Novorizontino anotou 10 gols em quatro jogos, média de 2,5, e foi vazado uma única vez.
\”Nosso time sabe o quão importante foi essa semana, especial. Estou feliz em estar nas quartas, a gente sabe a importância do Paulistão. O que a gente fez na primeira fase foi de grande importância, mas agora temos de limpar esse HD (esquecer os números) e pensar nas quartas. Estamos trabalhando, focadíssimos, fazendo nosso melhor para realizar um grande jogo no fim de semana\”, disse o meia atacante Rômulo, um dos destaques do Novorizontino ao lado do artilheiro Robson (4 e 7 gols, respectivamente).
O técnico Enderson Moreira não se ilude com os números e prega total respeito ao oponente. E revelou como foi a preparação. \”Com seriedade e muito concentração, não muito diferente do que a gente sempre faz. É um jogo muito difícil, o Santos conta com elenco recheado de jogadores fantásticos e que podem decidir a qualquer momento\”, destacou. \”Estamos observando o que podemos explorar, eles têm um grande treinador também, e será um jogo com duas equipes de perfil ofensivo e que jogam para frente e expectativa que seja um grande duelo.\”
FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO – Jordi; Alexis Alvariño, Dantas, Patrick e Mayk; Luís Oyama e Léo Naldi; Tavinho, Rômulo e Maykon; Robson. Técnico: Enderson Moreira.
SANTOS – Gabriel Brazão; Mayke, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; William Arão, Gabriel Bontempo e Moisés; Rony (Barreal), Neymar (Thaciano) e Gabigol. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza.
HORÁRIO – 16 horas.
LOCAL – Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Fonte: Notícias ao Minuto
