Galo da Madrugada leva Carnaval pernambucano para SP

 Galo da Madrugada leva Carnaval pernambucano para SP



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com o tema “Frevo no Planeta Galo”, o Galo da Madrugada reverencia a cultura pernambucana e o meio ambiente em São Paulo.

Após realizar seu 47º desfile em Recife, o maior bloco do mundo toma as ruas da capital paulista pela quinta vez unindo folia e valorização e preservação ambiental.

Além das homenagens às múltiplas faces e à riqueza das manifestações culturais pernambucanas, o Galo vai ressaltar a importância das práticas sustentáveis – já colocadas em prática pela agremiação nos últimos carnavais. Além de exaltar as riquezas da fauna e flora brasileira.
Rômulo Meneses, presidente do Galo conta, que a intenção é chamar a atenção da população sobre o dever que temos de zelar pelo meio ambiente, planeta, rios, mares, fauna e flora: “Temos que estar preocupados com tudo isso.”

Uma das formas, segundo Rômulo, que o bloco vai transmitir a mensagem aos foliões, será por meio das alegorias: “Todos os carros alegóricos estarão pautados nessa temática central e vão tanto exaltar nossas riquezas naturais, quanto destacar alternativas de redução de impactos ambientais, como a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis”, explica.

Carnavalesco do Galo da Madrugada e um dos responsáveis pela confecção das fantasias dos destaques que desfilam nas alegorias, Francisco Câmara promete levar ao desfile a beleza e o colorido das nossas riquezas naturais, sem esquecer da mensagem de preservação.

“É importante ressaltar que toda essa preocupação, por parte do Galo, não estará concentrada apenas no Carnaval. Queremos pautar isso o ano inteiro e uma das ações, nesse sentido, será o plantio de mudas de pau-brasil e ipê-amarelo que pretendemos realizar em áreas do Centro do Recife, e exemplo da Praça Sérgio Loreto, como forma de estimular a população a que também se conscientize sobre esse tema”, disse Francisco Câmara.

A identidade visual do tema “Frevo no Planeta Galo” surge, literalmente, a partir da sustentabilidade, já que toma como ponto de partida, esculturas 3D criadas pelo artista plástico recifense André Menezes – todas confeccionadas com materiais recicláveis.
“Fizemos um Galo com suas asas abraçando o planeta, representando esse compromisso do bloco com a sustentabilidade e as questões sociais. Utilizamos resíduos como garrafa pet, vasilhame de água sanitária, isopor, papelão e jornal”, disse André Menezeshh.

O artista frisa a importância da preocupação do Galo em trazer, este ano, um recado de preservação do meio ambiente já a partir de sua identidade visual: “É uma mensagem de amor ao próximo, de cuidar do planeta, hoje, para ele durar ainda mais. É levar alegria aos foliões e, ao mesmo tempo, fazer um desfile que conscientize e traga, ele próprio, elementos recicláveis”.

“Todos os resíduos sólidos adquiridos durante o desfile do Galo, hoje vão se tornar a base para a transformação do tema. Toda a identidade visual do Galo 2026 vem dos resíduos sólidos coletados no desfile. Isso é a realização de um sonho pra gente.”

O Galo da Madrugada desfila na terça-feira de Carnaval, no Circuito Ibirapuera, em São Paulo. A concentração está marcada para às 9h.



Fonte: Notícias Minuto

Leia Também