Juceal apresenta workshop sobre legalização empresarial para prefeitos e secretários na AMA – AMA

Juceal vai levar workshop sobre legalização empresarial para prefeitos e secretários nesta segunda
No encontro, será lançado o ranking formatado pela Juceal que estabelece as posições dos municípios quanto ao desenvolvimento da Redesim
Hotton Machado
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) vai promover, nesta segunda-feira (20), um workshop direcionado a prefeitos, secretários e gestores municipais quanto ao ambiente de legalização empresarial nas cidades alagoanas. Organizado em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).
O presidente da Juceal Joãozinho vai falar sobre o novo contrato que prevê a desburocratização do ambiente empresarial em Alagoas por meio da nova fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. Além disso, será lançado o novo ranking formatado pela Juceal que estabelece as posições dos municípios quanto ao desenvolvimento da Redesim.
O workshop para os 21 municípios da região Metropolitana será das 14h às 17h, será dada continuidade ao workshop denominado como “Modernização e Simplificação do Licenciamento e Registro de Empresas em Alagoas”, com foco nos servidores municipais. Entre os temas, serão abordadas as análises das consultas prévias de localização e os ambientes de licenciamento empresarial ligados à Vigilância Sanitária e às secretarias de Meio Ambiente, Finanças, Indústria e Comércio.
Para esse segundo momento, o foco será a região metropolitana de Alagoas, englobando os municípios de Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maribondo, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.
*Redesim fase 2*
A nova etapa da Redesim no estado, chamada de Redesim fase 2, foi estabelecida no dia 19 de setembro buscando uma evolução do ambiente de registro e licenciamento no estado além das ações já promovidas em Alagoas.
Com ela, estão previstas a automatização das consultas prévias para as 102 cidades, criação de sistemas para municípios e entidades governamentais, melhorias dos serviços incorporados e integração total entre sistemas, o que permitiria que diversos documentos fossem automatizados, a exemplo da inscrição municipal, e a inclusão de novos alvarás.
Fonte: AMA