Por meio de ações efetivas nos bairros mais periféricos e povoados de Arapiraca, a gestão do prefeito Luciano Barbosa tem levado dignidade e atendimento para as famílias que mais precisam de assistência e garantias dos seus direitos sociais.
Para trabalhar as políticas públicas a favor das pessoas que mais precisam e avançar nos indicadores sociais, a gestão lançou, em junho de 2021, o Programa Viver Melhor, sob a coordenação da professora Ana Valéria Peixoto.
Desde então, as ações em saúde pública, educação, assistência social e obras de infraestrutura urbana têm como foco central o diagnóstico realizado em 18 comunidades do município de Arapiraca.
Com base no levantamento das equipes do programa em parceria com as secretarias municipais, a gestão vem adotando políticas públicas efetivas com a construção de novas escolas, creches, unidades básicas de saúde, obras de infraestrutura urbana, pavimentação, regularização de moradias, a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, a reconstrução e modernização do Restaurante Popular Jerimum, entre outras intervenções, para melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses.
A dona de casa Maria Verônica de Oliveira, que trabalha há 20 anos como gari, recebeu o título de propriedade de sua casa, nesta quarta-feira (13), durante ação da Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
“É um momento muito especial na minha vida, e um presente melhor do que esse não tem”, afirmou emocionada Maria Verônica, que mora no imóvel há 14 anos e aguardava com muita ansiedade o momento de ter o documento com a regularização da casa em suas mãos.
Mães e bebês
O acolhimento a gestantes e bebês tem sido outra prioridade na gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio do projeto “Mãe arapiraquense: árvore da vida”, com ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para incentivar e contribuir com o fortalecimento do pré-natal no município, sensibilizando as mamães sobre a importância das consultas e exames.
Para incentivar às gestantes arapiraquenses, a gestão municipal vem distribuindo kits de enxoval para as mulheres.
Até agora, já foram entregues mais de 300 kits de enxoval e no próximo dia 21 deste mês de dezembro serão beneficiadas mais 100 mulheres com a entrega de novas unidades.
Cada kit contém uma bolsa de bebê, toalha fralda, lençol de xixi, conjunto de malha, cobertor, calça enxuta, pacote de fraldas, kit camiseta de pijama e kit para bebê.
Também faz parte das ações, o repasse de aluguéis sociais e benefícios eventuais às famílias que ficaram desabrigadas e tiveram suas residências interditadas por riscos de desabamento por causa das chuvas que atingiram o município e o estado de Alagoas.
Desde o ano de 2020 que a Secretaria de Desenvolvimento Social vem distribuindo milhares de cestas básicas à população mais vulnerável do município.
As famílias que estão recebendo o auxílio são cadastradas no CadÚnico centros de Referência de Assistência Social (CRAS), seguindo os critérios da triagem e quantidade de dependentes familiares.