Em 24h, Maceió registrou 60% da chuva esperada para dezembro, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Os números mostram que foram 22mm entre a tarde de quarta-feira (20) e esta quinta (21). O calculado para este mês é 36,7mm.
O órgão disse estar em constante monitoramento e que, até o momento, não há ocorrências contabilizadas. “Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil ligando para 199”, destacou em nota.
A previsão aponta para a possibilidade de pancadas de chuva, acompanhadas por rajadas de vento e incidência de raios em Alagoas, de acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Semarh.
As áreas mais afetadas devem ser a faixa litorânea, que inclui a Região Metropolitana da capital, o Baixo São Francisco e Zona da Mata. Nestas regiões, os modelos numéricos indicam um aumento significativo de instabilidade atmosférica, com a formação de áreas de chuva intensa nas próximas 24 horas.
Devido à condição, há risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e cheias em pequenos riachos, bem como risco para queda de galhos de árvores, placas, telhados mal fixados e descargas elétricas.