Entre os materiais mais procurados pelos consumidores e que tiveram um aumento considerável de preço, em relação ao ano passado, estão as canetas esferográficas (preta, azul ou vermelha), cadernos 12 matérias e lápis de cor 12 cores, que variam de 42,12% a 78,69%, a depender do produto. Confira a pesquisa.
Já em comparação aos preços, as caixas de lápis de cores de 12 cores, por exemplo, têm custo de R$ 4,60 e podem chegar a até R$ 45,55, com variação de mais de 890,21% de diferença, a depender da marca do produto.
Para quem deseja economizar e evitar gastos excessivos, o órgão ressalta algumas dicas, como explica a diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley.
"Para economizar ainda mais e evitar gastos excessivos que possam afetar sua renda mensal, indicamos também a compra com outros pais, em grupo, sempre negociando descontos na loja escolhida. Ainda, vale a pena o consumidor verificar se já tem em casa material que pode continuar sendo utilizado, devendo pesquisar o preço dos demais antes de ir às compras“, frisou.
Além disso, de acordo com a diretora executiva, só podem ser solicitados os materiais de uso individual, e não, os que são de uso coletivo, cabendo ainda atentar às quantidades solicitadas. Confira as listas.
Em caso de dúvidas em relação aos direitos, ou para realizar denúncia, os consumidores podem entrar em contato através dos canais de atendimento, através do ProconZap (82) 98882-8326 ou 0800 082 4567.
*Com assessoria