Após os três dias de festa, a 20ª edição do Folia de Rua se consagra como a maior prévia carnavalesca da história de Arapiraca. A segurança e a organização ganharam o reconhecimento dos foliões que lotaram o Lago da Perucaba e as imediações da avenida Norte, onde aconteceu o desfile de blocos.
Na sexta-feira (26), a arapiraquense Jessyka e banda aqueceu o público com os hits do carnaval. Logo em seguida, o cantor Durval Lelys puxou o maior trio elétrico do mundo no percurso de ampliação do Lago da Perucaba, obra entregue em outubro do ano passado pelo prefeito Luciano Barbosa.
O baiano trouxe a nostalgia dos tempos de Micaraca na cidade e levou para casa a camisa do ASA de Arapiraca, entregue pelo prefeito e pelo deputado federal Daniel Barbosa.
Fechando a noite memorável, o cantor Brunin manteve a animação dos arapiraquenses e de turistas que prestigiavam a festa.
Desfile na Avenida
O desfile dos 29 blocos foi muito aguardado pelos foliões que participaram da maior prévia carnavalesca de Alagoas e também pelos moradores da Avenida Miguel Correia de Amorim, antiga Avenida Norte, que tiveram uma visão privilegiada do desfile no sábado (27).
O bloco Tô Seguro, tradicional bloco da secretaria de Saúde municipal, este ano, além da conscientização da importância da proteção para infecções sexualmente transmissíveis com a distribuição de preservativos, trouxe para a avenida o cuidado com a hidratação e proteção, devido às altas temperaturas registradas durante a semana em Arapiraca. Água mineral e protetor solar foram disponibilizados para o público.
O prefeito Luciano Barbosa acompanhou o desfile dos blocos e exaltou a participação dos arapiraquenses que puderam curtir uma festa segura e tranquila para toda família. “O que eu tô vendo aqui são famílias nas calçadas esperando os blocos passarem, as crianças e seus pais curtindo a festa. Isso é muito bonito, porque é um resgate do nosso carnaval, do carnaval de rua, o carnaval do frevo, que é o carnaval de Alagoas”, destacou ele.
Festa no Lago
Ao chegar no Lago da Perucaba, os foliões foram recebidos com o ritmo da banda arapiraquense Axé Soul que passeou por todos outros estilos musicais carnavalescos. O Lago da Perucaba ganhou sotaque baiano com a banda Timbalada que trouxe os clássicos do carnaval, sucesso ao longo de toda a trajetória musical da banda. A segunda noite terminou com muita alegria e animação com Dany Kebrança.
As famílias marcaram presença no Folia de Rua Kids, no domingo (29). O palhaço Mixuruca, Petequinha e Florzinha fizeram a alegria da criançada. O deputado federal Daniel Barbosa acompanhou o encerramento do Folia de Rua ao lado dos filhos que aproveitaram a maior festa de carnaval para crianças do estado.
Trabalho coletivo
“A presença massiva do público é a prova da organização e segurança do Folia de Rua, que foi reconhecida pelos foliões que brincaram os três dias com segurança e tranquilidade”, destacou o secretário de Governo, Yale Fernandes, que garantiu novidades para o calendário do centenário. “Arapiraca está de parabéns e a cada evento vamos avançar, seguindo o ritmo do prefeito que é de realizar grandes obras com muitos motivos para a população comemorar”, finalizou. O sucesso da maior edição do Folia de Rua em todas as áreas só foi possível com o trabalho coletivo entre gestão e as secretarias.
Além dos servidores municipais e segurança privada, a secretaria de Defesa Social contou com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança para que o público pudesse curtir o Folia com tranquilidade. Ao todo, nos três dias, mais de 250 policiais do 3º BPM participaram do esquema de segurança do evento.
Vendas garantidas
Os três dias de festa contribuíram com o aquecimento da economia local, foram 136 ambulantes cadastrados junto à Secretaria de Economia e Turismo que comercializam comidas e bebidas, garantindo renda para os trabalhadores autônomos.
Para garantir a segurança no trânsito, mais de 30 agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito estiveram nas ruas organizando o fluxo de carros e motos.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social marcou presença no Folia com a conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e também contra o assédio e importunação sexual durante as festas carnavalescas.
Os foliões contaram também com o acompanhamento da equipe médica da Secretaria de Saúde que esteve presente em toda a festa.Três ambulâncias e um posto médico, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores estavam à disposição para atendimentos. O posto médico montado nas proximidades do palco fez 25 atendimentos, já as unidades móveis atenderam aproximadamente 15 foliões.
Para a secretária de Cultura, Marília Albuquerque, a festa que já era sucesso ganhou novos contornos ao voltar para as imediações do Lago. “No ano do centenário, o arapiraquense marcou o Folia com muito mais cor e alegria”, falou ela.