Minuto Alagoano Publicidade 728x90
29/08/2024 às 09h23min - Atualizada em 29/08/2024 às 09h23min

Serviço militar voluntário feminino tem início: veja o que é preciso

Decreto afirma que serviço militar voluntário de mulheres terá mesmas exigências que alistamento dos homens

Por Gazetaweb
Decreto afirma que serviço militar voluntário de mulheres terá mesmas exigências que alistamento dos homens. Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

O governo publicou nessa quarta-feira (28/8) o decreto nº 12.154, que fala sobre o serviço militar inicial feminino. Isso significa que mulheres brasileiras poderão se alistar, serem selecionadas e incorporadas às Forças Armadas brasileiras.

No caso dos homens, essa iniciativa é obrigatória, enquanto para as mulheres será voluntária.

O período de alistamento voluntário deve ocorrer entre janeiro e junho do ano que ela completar 18 anos, escolhendo entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. Já a seleção deve atender “aos critérios específicos definidos pelas Forças Armadas“.

Ou seja, segue uma lei de 1964, que aponta os seguintes aspectos:

  • físico;
  • cultural;
  • psicológico;
  • moral.
Há um parágrafo único que aponta a necessidade de exames de saúde: “A inspeção de saúde será constituída de exames clínicos e laboratoriais que atestem que a alistada não tem limitações à prestação do serviço militar inicial”.

Se a mulher for incorporada – e elas podem desistir até o ato oficial de incorporação –, então se torna obrigatório. Isso significa que a militar ficará sujeita a direitos, deveres e penalidades das Forças Armadas.

Sem estabilidade após o serviço militar

As voluntárias não têm estabilidade e, como os homens, vão fazer parte da reserva não remunerada da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

O decreto já está valendo e também nesta quarta o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, fará o anúncio oficial da iniciativa.

Conforme definição anterior, a obrigatoriedade também vale para homens trans com novo registro civil. Mulheres trans que alteraram os documentos antes dos 18 anos podem se voluntariar. Mas se fizeram a retificação após a maioridade, aí é obrigatório.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://minutoalagoano.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp!