Minuto Alagoano Publicidade 728x90
11/04/2022 às 13h14min - Atualizada em 11/04/2022 às 13h14min

Só 15% dos eleitores de bairros afundados atualizaram cadastro

Dos 20.182 eleitores que residiam nos bairros afetados pela mineração, apenas 3.151 fizeram revisão do domicílio eleitoral

Por Gazetaweb
Só 15% dos eleitores de bairros afundados atualizaram cadastro
Dos 20.182 eleitores que residiam nos bairros afetados pela mineração, em Maceió, apenas 3.151 (média de 15% do total) tinham feito a revisão do domicílio eleitoral até essa sexta-feira (8). O prazo para o procedimento acaba no dia 4 de maio, de acordo com o calendário divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Alagoas.
O chamamento está sendo feito pelos canais da Justiça Federal e nas emissoras de rádio e televisão do Estado. Devem atualizar o cadastro os eleitores que viviam em Bebedouro, Mutange, Cambona e Bom Parto.

 

Em virtude da desocupação destas localidades, o TRE extinguiu 10 locais de votação: Escola Santo Antônio, Escola de Ensino Fundamental Major Bonifácio da Silveira, Escola Estadual Alberto Torres, Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, Colégio Bom Conselho, Escola Santa Amélia, Escola São Lucas Alagoano, Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), Escola Estadual Cincinato Pinto e na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O juiz da 3ª Zona Eleitoral, Sérgio Wanderley Persiano, responsável pela convocação, alerta que esses eleitores, que ainda não efetivaram a revisão, devem fazer a solicitação no site do TRE-AL.

“A primeira providência que tomamos foi bloquear no sistema de cadastro de eleitores os locais de votação sediados nesses bairros, para que não sejam feitos novos cadastros para locais que não existem mais fisicamente. Agora é preciso orientar a população quanto à necessidade de atualizarem seus domicílios eleitorais para próximo de suas atuais residências, para que já votem em seus novos endereços”, disse Persiano.

Segundo ele, a convocação está sendo feita há mais quase 3 meses nos meios de comunicação e nas redes sociais, mas, infelizmente, não houve a procura desejada.

“Nossa maior preocupação é com o fechamento do cadastro, que acontece dia 04 de maio, e pode fazer com que muitas pessoas tenham dificuldade para votar em razão da distância de suas novas residências”, lamentou o juiz.

O procedimento pode ser solicitado de forma presencial, no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, no bairro da Gruta de Lourdes, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Também é possível fazer a revisão no site do TRE/AL. O eleitor precisa apresentar, além do documento oficial com foto, um comprovante de residência atualizado. Basta acessar o link Eleitor/Eleições e, depois, clicar em Atendimento Remoto – Título Net, onde existe um passo a passo que deve ser seguido pelo eleitor para concluir a operação de Revisão.

Os eleitores dos quatro bairros que tiverem dúvidas sobre a transferência de seus domicílios eleitorais podem entrar em contato, pelo email da 3ª Zona Eleitoral ([email protected]) ou por meio do WhatsApp (82) 99315-3064. O TRE também disponibilizou os telefones (82) 2122- 7703, 2122-7663 ou 3338- 1506. O expediente do cartório eleitoral é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://minutoalagoano.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp!