Reino Unido aprova vacina contra a variante ômicron
A agência reguladora britânica de medicamentos (MHRA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (15) a aprovação de uma nova vacina contra a Covid-19 do laboratório Moderna, que tem como alvo a variante ômicron. A versão atualizada do imunizante será usada como dose de reforço para adultos. A vacina da Moderna não é usada no Brasil.
Segundo nota da MHRA, a vacina desencadeou uma forte resposta imune contra as duas variantes e contra as subvariantes BA.4 e BA.5 da ômicron.
A nova versão consiste em uma dose de reforço bivalente - metade protege contra a cepa original do vírus e a outra metade contra a ômicron.
June Raine, CEO da MHRA, reforçou que a primeira geração de vacinas continua a fornecer proteção importante contra a Covid-19 e completou que a vacina bivalente dá uma "ferramenta afiada no arsenal para ajudar a nos proteger contra essa doença à medida que o vírus evolui".
Na semana passada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que uma vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech contra duas subvariantes da ômicron, a BA.4 e a BA.5, pode ser aprovada nos próximos meses.