Paulo e Cunha enfrentam o segundo turno das eleições para o governo de Alagoas.
A pesquisa ao governo de Alagoas divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Gazeta mostra que o candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), tem 52% dos votos válidos, contra 48% do senador Rodrigo Cunha (União Brasil). Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. Ou seja, um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
O IPEC mostrou também que, na véspera da eleição, 83% dos eleitores declaram como definitiva sua decisão de voto para governador, 15% afirmam que ainda poderão mudar de ideia até o dia da eleição e 2% não opinam. Além disso, na pergunta espontânea de intenção de voto, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 21% estão indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular o voto são 8%.
Com a diminuição da diferença entre os candidatos e a margem de erro estimada de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os números do IPEC apontam que a disputa ao governo tem empate técnico. O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de outubro de 2022 e os dados não refletem o debate realizado pela TV Gazeta na noite dessa quinta-feira (27).
De acordo como IPEC, foram entrevistados 800 votantes em 35 municípios. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL#00388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-06599/2022.