Após a Perícia Oficial ter adiado a data da reprodução simulada do caso Danilo devido às condições climáticas, a reconstituição da abordagem policial que matou o adolescente Arapiraca está marcada para ocorrer nesta terça-feira (14), às 13h30.
Danilo Fernando da Silva, então com 17 anos, foi morto durante uma abordagem policial ocorrida em 2021 na cidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas.
A Justiça determinou em 2022 que a perícia realize a reprodução simulada do caso. A Polícia Científica havia marcado para realizar a reprodução no dia 31 de janeiro, mas o evento foi adiado por causa das fortes chuvas que caíram em Arapiraca e que impossibilitaram que a reconstituição fosse feita adequadamente.
Quatro policiais estão sendo investigados, um deles também está envolvido na ação criminosa contra o empresário Marcelo Leite, ocorrida em Arapiraca no dia 14 de novembro de 2022.
Desde o início, os policiais alegam que Danilo conduzia uma motocicleta e não obedeceu a uma ordem de parada.
Ao longo da fuga, o adolescente teria sacado uma arma e atirado duas vezes contra a viatura. De acordo com os policiais, os militares reagiram e os disparos atingiram o adolescente.
A família, no entanto, nega que ele possuísse arma de fogo e afirma que o jovem não tinha antecedentes criminais.
O Ministério Público (MP) denunciou, no dia 7 de dezembro, quatro policiais que estavam na abordagem ao adolescente. A 6ª Promotoria de Justiça ofereceu denúncia por lesão corporal seguida de morte e fraude processual.