A primeira atividade oficial da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar as denúncias da população contra BRK Ambiental foi marcada na Câmara Municipal de Maceió. Os integrantes do colegiado foram convocados para uma reunião nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, na Sala de Reuniões do Poder Legislativo.
Os vereadores devem traçar o planejamento dos trabalhos para os próximos 120 dias, prazo regimental para funcionamento da CEI, e há uma grande possibilidade de as primeiras convocações serem feitas para alguns esclarecimentos sobre o serviço.
A reunião vai acontecer dois dias após uma audiência pública em que a Câmara discutiu as demandas dos maceioenses contra a concessionária de água e esgoto, que atua há dois anos, na Região Metropolitana da capital.
Proposto pelo vereador Eduardo Canuto, o encontro, na tarde dessa quarta-feira (22), foi marcado por debates acalorados sobre a prestação do serviço da empresa, que é alvo de diversas reclamações, seja pela qualidade da água ou pela falta dela nas torneiras, bem como obras intermináveis de saneamento que deixam as vias esburacadas e o valor alto das tarifas.
Os vereadores convidaram diretores da BRK em Alagoas e representantes de várias comunidades de Maceió. A concessionária apresentou um relatório das atividades que estão sendo executadas na capital, tocando em pontos sensíveis que são motivos de críticas da população, como o cronograma para melhorias do serviço prestado e a conta de água. Moradores de alguns bairros pediram a palavra e, com faturas em mãos, repetiam que não entendiam os motivos de pagar tão caro pelo fornecimento de água.
Após mais de quatro horas de discussão, o presidente da CEI da BRK classificou os relatos da população como ‘fortes e preocupantes’. Segundo ele, a empresa deve, urgentemente, tomar as medidas necessárias para solucionar os problemas relatados.
“Continuamos discutindo o desserviço que a BRK vem prestando, causando grandes transtornos a todos os maceioenses. Agradecemos ao vereador Eduardo Canuto por este momento tão importante. Essa audiência seria marcada para o final do mês de abril, mas, por ironia do destino, acontece no Dia Mundial da Água, quando várias pessoas ressaltaram que estamos sem água”, afirmou.