Prefeitura de Penedo promove palestra do Setembro Amarelo para alunos da rede municipal – AMA

A campanha Setembro Amarelo, realizada pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue levando informação sobre saúde mental para toda a população.
Nesta terça-feira (09), uma palestra na Escola Municipal Manoel Soares reuniu estudantes e a equipe multiprofissional como parte do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A ação teve como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio e o fortalecimento da saúde mental, principalmente entre os jovens.
Durante a atividade, alunos e alunas aprenderam a dialogar com profissionais de diferentes áreas, como psicólogo, nutricionista, educador físico, assistente social e nutricionistas, que compartilharam orientações práticas sobre qualidade de vida, bem-estar emocional, hábitos alimentares saudáveis e o papel do diálogo no enfrentamento das dificuldades.
De acordo com especialistas, o suicídio entre jovens tem como principais fatores a vulnerabilidade emocional, violência no ambiente familiar e escolar, além da falta de apoio psicossocial adequado, contribuem para o avanço desse problema de saúde pública que exige atenção urgente.
Confira aqui a programação do Setmebro Amarelo em Penedo
O momento foi marcado pela troca de experiências e pela abertura de espaço para que os alunos pudessem expor dúvidas e sentimentos, reforçando a mensagem de que pedir ajuda é um ato de coragem e cuidado. “A escola é o ambiente dos jovens e é neste ambiente que temos muito bullying e cobranças. Por isso devemos dar foco ao acolhimento e ao diálogo. Tudo fica mais fácil com o diálogo”, disso o psicólogo, Ihago Barros.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Penedo reafirma o compromisso com a promoção da saúde mental e a valorização da vida, fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade. Durante todo o mês, outras escolas receberão os profissionais para falar sobre o Setembro Amarelo.
“Falar sobre saúde mental dentro da escola é essencial, porque é aqui que nossos jovens vivem grande parte das suas experiências, enfrentam pressões e também encontram apoio. O Setembro Amarelo nos lembra que ninguém precisa lidar sozinho com suas dificuldades. Estamos unindo saúde e educação para criar uma rede de acolhimento e mostrar que pedir ajuda é um ato de força e cuidado com a vida”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Quem precisar de ajuda, pode procurar um posto de saúde ou entrar em contato com Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. A ligação é gratuita e está disponível 24h com voluntários capacitados para oferecer uma escuta qualificada, apoio emocional e sigilo absoluto.
Se preferir, acesse o site www.cvv.org.br para um atendimento online.
Fonte: AMA