Vitória e Bahia fazem o clássico com objetivos diferentes na reta final do Brasileirão

Vitória e Bahia se enfrentam em mais um clássico Ba-Vi, na noite desta quinta-feira, no Barradão, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os dois rivais se encontram em situações bem diferentes na tabela de classificação. Mesmo com a presença apenas do mandante, a expectativa é de casa cheia porque até o início da noite de quarta-feira já tinham sido vendidos 25 mil ingressos.
O Vitória soma 25 pontos e continua dentro da zona de rebaixamento. Já o Bahia tem 43 pontos e começou a rodada em sexto lugar, lutando para se manter no grupo dos times que brigam por vaga na Libertadores da próxima temporada.
Esta será a segunda vez que eles se enfrentam neste Brasileirão. Na ida, em jogo disputado na Arena Fonte Nova, o Bahia levou a melhor e venceu por 2 a 1, com gols de Erick Pulga e Michel Araújo. O atacante Renato Kayzer descontou para o Vitória. Ao longo da história, a dupla baiana já se enfrentou em 503 jogos, com 196 triunfos do Bahia, e 153 resultados favoráveis para o Vitória, além de 154 empates.
O clima no Barradão foi de apoio total na véspera do clássico. A torcida do Vitória marcou presença no treino aberto realizado nesta quarta-feira e transformou o estádio em um ambiente de incentivo aos jogadores.
O técnico Jair Ventura deve repetir a base da equipe que vem atuando nas últimas rodadas. A grande dúvida é se ele vai manter a escalação com três zagueiros mesmo dentro de casa. Existe a possibilidade dele começar jogando com Edu, que ficou fora dos últimos jogos, enquanto Neris corre por fora.
Mas o técnico não pode contar com o suspenso Lucas Halter. Titular absoluto, o capitão do time foi expulso na derrota por 4 a 3 diante do Vasco em São Januário e terá que cumprir suspensão. Existe também a expectativa pela escalação do meia Matheuzinho, além do volante Dudu, que pode compor o meio de campo ao lado de Ronald e Baralhas.
“A gente fala sobre dar 120%, 200%. Se fala muito nisso, de cada dia fazer nosso melhor para as coisas começarem a dar certo, e a gente sair dessa situação”, disse Baralhas em entrevista coletiva.
O Bahia chega ao clássico após um período de dez dias de preparação, aproveitando a pausa da Data Fifa. O técnico Rogério Ceni comandou na quarta-feira o último treino antes do duelo, com foco em trabalhos técnicos de posse de bola em campo reduzido e ajustes táticos de posicionamento.
O principal ausente é o meia Éverton Ribeiro, afastado após ser submetido a uma cirurgia na tireoide. O Tricolor volta a contar com quatro jogadores que estavam suspensos: Gabriel Xavier, Santiago Arias, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria. A tendência é que todos retomem o lugar entre os titulares.
Por outro lado, o time ainda tem uma lista extensa de desfalques. Willian José e Gilberto cumprem suspensão, enquanto Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Luciano Juba, Erick Pulga e João Paulo seguem em recuperação de problemas físicos.
Erick e Ruan Pablo treinaram com o grupo e podem ser relacionados, começando no banco de reservas. O jovem Ramos Mingo também participou do treino com bola e é outra possibilidade.
“Essa semana foi muito intensa. Tivemos um tempo importante para recuperar as energias e trabalhar forte. Clássico é um campeonato à parte, e estamos focados em fazer um grande jogo”, disse o goleiro Ronaldo, revelado pelas categorias de base do Vitória.
Fonte: Notícias ao Minuto