Minuto Alagoano Publicidade 728x90
10/10/2023 às 19h56min - Atualizada em 10/10/2023 às 19h56min

Guerra entre Israel e Palestina provoca tensões políticas no Brasil

Embora não interfira diretamente no Brasil, o conflito é explorado por representantes de esquerda e de direita

Por Gazetaweb

O ataque do grupo extremista islâmico Hamas contra Israel, no último sábado (7/10), representa a maior ofensiva contra o território israelense em anos e estreia um novo capítulo do conflito que se arrasta há décadas. Em resposta, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, decidiu declarar guerra, o que fez subir a temperatura de visões políticas divergentes também em território brasileiro.

Sob presidência temporária do Brasil, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) convocou uma reunião de emergência sobre o conflito, condenou a ofensiva do Hamas contra civis israelenses, mas não tomou decisões tangíveis. Oposição e governistas manifestaram, nas redes sociais, suas respectivas opiniões sobre o tema, que também impacta a comunidade israelense no Brasil.

Especialistas consultados pelo Metrópoles avaliam que, apesar de a situação no Oriente Médio não ter efeitos diretos no cenário político brasileiro, a temática é explorada por articuladores tanto de esquerda quanto de direita, como uma forma de “prestar contas” ao eleitorado.

“Há tendência de aproximação da centro-esquerda com a causa palestina, mas também sabendo que o Hamas exagerou, foi terrorista e tem que ir com calma. Lula e seu entorno sabem que não é tão simples assim, tem muitas nuances. Acho que influencia pouco o quadro interno da polarização. O político está basicamente falando para o eleitor dele”, afirmou o cientista político André Pereira César.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://minutoalagoano.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp!