Em 1986, Neelim Kumar Khaire era recepcionista em um hotel cinco estrelas de Pune, na Índia. No entanto, aos 28 anos, uma epifania o levou a uma decisão curiosa: quebrar um recorde mundial.
Khaire escolheu passar três dias inteiros em uma cabine apertada, cercado por 72 cobras venenosas. Para aqueles com medo de serpentes, essa situação pareceria um pesadelo. Mas para Khaire, era um desafio empolgante.
A paixão de Khaire por répteis, especialmente serpentes, era notória. Antes mesmo de sonhar com o Guinness Book, ele já era conhecido por resgatar esses animais. Frequentemente, ele tirava as serpentes do hotel onde trabalhava e de sua própria casa, levando-as para lugares mais seguros.
“Répteis eram visitantes frequentes na minha casa em Matheran. Eu odiava matar criaturas tão bonitas – a maioria delas era inofensiva. Então eu comecei a capturá-las e soltá-las nas colinas de Sahyadri. Uma vez eu peguei uma cobra e a levei para o Instituto Haffkin, e Bombaim. Me falaram que ela era venenosa e perigosa para ser carregada daquela forma. O incidente impulsionou minha coragem e então começou minha obsessão por cobras.”