A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) iniciou nesta sexta-feira (8) uma operação de reforço do policiamento em Maceió e na região metropolitana. A ação, que segue até o domingo (10), visa garantir a tranquilidade da população no final de ano.
Ao todo, 536 policiais militares serão empregados extraordinariamente para o desenvolvimento das atividades de policiamento ostensivo, juntamente ao efetivo ordinário previamente escalado
Os militares serão distribuídos em patrulhas do policiamento a pé no Centro da cidade e nas orlas marítimas da capital e praias do Francês e Barra de São Miguel, bem como em guarnições motorizadas do 1º, 4º, 5º, 8º, 12º e 13º Batalhões, Batalhão Escolar e 2ª, 4ª e 5ª Companhias.
Nestes três dias de operação, as viaturas administrativas, que são utilizadas durante a semana, serão disponibilizadas para reforçar as atividades do policiamento ostensivo.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, destaca que todo o planejamento operacional tem caráter preventivo e visa coibir ações delituosas.
“Esta época de final de ano requer uma atenção especial, por isso os nossos esforços se concentram em elaborar o melhor planejamento, considerando os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública e aspectos como período de férias, atividade turística e movimentação comercial. O objetivo é garantir que todos possam usufruir de tranquilidade e segurança, enquanto se preparam para as festas de final de ano”, acrescentou o comandante.
Estágio supervisionado
Do efetivo total empregado na operação de reforço, 394 são alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação de Praças (CFP) que atuam no policiamento junto a policiais experientes, em forma de estágio, uma das etapas da formação que se encontra em andamento.
Supervisionados, eles conseguem colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula, iniciando as primeiras experiências de doutrina e procedimentos operacionais que irão executar após a formação.
Operação Verão
Paralelo à operação de reforço deste final de semana, a PM segue desenvolvendo a Operação Verão, iniciada no último dia 18 de novembro e que deve se estender até o final do mês de fevereiro de 2024.
O plano de policiamento da operação visa o reforço durante a alta temporada na capital e municípios da Região Metropolitana, abrangendo os principais balneários turísticos dos Litorais Norte e Sul de Alagoas.
A Operação Verão contempla também o reforço da segurança no Centro da cidade, com equipes distribuídas de domingo a domingo neste mês de dezembro, conforme o funcionamento das lojas, dando ênfase ao calçadão do Comércio, corredores de transportes e regiões adjacentes.
Neste período de alta temporada, as regiões Norte e Sul também contarão com uma viatura extra fixa no horário compreendido entre 8h às 20h e 8h à 1h da manhã, além do reforço de equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran) nestas regiões.
A PMAL reforça seu compromisso de garantir a segurança da população alagoana, especialmente neste período de final de ano. A operação de reforço contará com um efetivo significativo de policiais militares, que estarão distribuídos em pontos estratégicos da capital e Região Metropolitana. A ação visa coibir ações delituosas e garantir a tranquilidade da população.