Cerca de 20 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos municipais de Maceió nas celebrações do Dia de Finados, nesta quinta-feira (2). Todos os oito espaços receberam serviços nos últimos dias, realizados pela Prefeitura de Maceió.
Nos cemitérios, foram realizados mutirões de limpeza, pequenos reparos e pintura, para que pessoas que irão visitar seu ente querido encontrem locais limpos e organizados.
"Nós começamos com antecedência os mutirões de limpeza. As pessoas que irão visitar seu ente querido encontrarão locais limpos e organizados", disse o coordenador dos cemitérios de Maceió, Tarcísio Palmeira.
No dia 31 ficou vedada a possibilidade de realizar reformas, lavagem, limpeza ou embelezamento do jazigo. “Estes dias são reservados para o retoque final dado pela Prefeitura de Maceió para esta importante data”, informou a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
Ainda segundo a pasta, os cemitérios São José, Santa Luzia, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz terão uma programação religiosa, que envolve missas, cultos, bênçãos e atendimento espiritual, para quem for visitar o jazigo de seu ente querido (confira a programação completa no final do texto).
Além disso, estes locais terão tendas e cadeiras para que as pessoas se acomodem e a distribuição de rosas como homenagem. Todos os cemitérios públicos, incluindo o Divina Pastora, Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora Mãe do Povo funcionarão das 8h às 17h.
Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro
Neste ano, o Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro, que está fechado desde outubro de 2020, devido ao afundamento do solo, vai abrir para visitação no mesmo horário que os demais e não será necessário agendamento prévio para fazer visita.
O Santo Antônio fica na área afetada pelo afundamento do solo e foi reaberto para visitação em outubro de 2021.
Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer.
Cemitérios públicos de Maceió
Cemitérios com programação no Dia de Finados