Com o intuito de enaltecer e celebrar a rica cultura alagoana, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), apoia a 30ª edição do Festival do Bumba-Meu-Boi em Maceió. Realizado pela Liga do Bumba-Meu-Boi de Alagoas, a programação gratuita acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 17h, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, valorizar a cultura é um compromisso do governo estadual. “O Bumba-Meu-Boi representa uma parte de nossa identidade cultural. Preservar essa tradicional festa é vital para manter viva a riqueza dos nossos folguedos e, por meio desta iniciativa, estamos empenhados em compartilhar essa expressão única com o público”, disse.
Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a cultura vai muito além da promoção de expressões artísticas, sendo essencialmente uma força impulsionadora para a economia e toda uma cadeia produtiva. Como o Festival do Bumba-Meu-Boi, que não se limita a estimular a cultura, exercendo influência em diversas esferas, incluindo a economia criativa e o setor turístico. “A Cultura movimenta a economia e também gera emprego e renda para milhares de famílias alagoanas. Fico feliz ao ver a felicidade estampada no rosto de cada alagoano que se dispõe a levar o que aprendeu para outras pessoas”, disse.
O Governo do Estado investe cerca de R$ 220 mil destinados à infraestrutura e à logística do evento. Ao longo dos três dias de festividade, o público terá a oportunidade não apenas de vivenciar a riqueza da cultura alagoana, mas também de prestigiar as apresentações de trinta grupos culturais locais. São eles: Africano, Águia, Águia de Ouro, Águia Dourada, Anaconda, Axé, Bumbá Alagoano, Cão de Raça, Cobra Negra, Diamante, Dragão, Dragão Kids, Escorpião, Fênix, Força Bruta, Garantido, Gavião, Imperador, Jaguar, Kimera, Lacrau, Pacato, Pantera, Pérola, Rottweiler, Safary, Tigre, Treme Terra, Trovão e Vingador.
O presidente da Liga do Bumba-Meu-Boi de Maceió, Allan Vitor dos Santos, agradeceu o apoio do Governo e ressaltou a importância do aporte. “O Governo do Estado foi o nosso braço direito, sem este apoio o nosso evento seria vazio, sem estrutura nenhuma. O governador Paulo Dantas foi a nossa salvação. Após uma conversa sobre a situação da 30ª edição do festival, ele se comprometeu, junto com a secretária Mellina Freitas, a apoiar o festival com uma estrutura completa. Graças a Deus e ao Governo do Estado o nosso festival foi salvo”, ressaltou.
O festival também será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Secult, através do link https://www.youtube.com/c/secultalagoas.
Confira a programação completa e a ordem de apresentação dos grupos:
1º dia - sexta-feira (15/12)
Boi Pacato
Boi Fênix
Boi Águia Dourada
Boi Escorpião
Boi Rottweiler
Boi Trovão
Boi Jaguar
Boi Tigre
Boi Gavião
Boi Dragão Kids
2º dia - sábado (16/12)
Boi Imperador
Boi Pantera
Boi Garantido
Boi Anaconda
Boi Águia de Ouro
Boi Treme Terra
Boi Cão de Raça
Boi Dragão
Boi Africano
Boi Safary
3º dia - domingo (17/12)
Boi Diamante
Boi Força Bruta
Boi Axé
Boi Kimera
Boi Bumbá Alagoano
Boi Lacrau
Boi Vingador
Boi Águia
Boi Pérola
Boi Cobra Negra