A Secretaria de Estado da Primeira Infância entregou, nesta segunda-feira (12), na cidade de Maragogi, a ambientação do Centro de Parto Normal (CPN) da região. Com uma roupagem mais lúdica, o centro tem como objetivo conscientizar as gestantes sobre o parto normal, reduzindo assim intervenções desnecessárias à mãe e ao recém-nascido. A entrega faz parte da série de ações da campanha do Agosto Verde, mês é em que é celebrada a primeira infância.
“Nossa entrega de hoje é muito especial porque é pensada com carinho e em cada detalhe para as mães e crianças de Alagoas. Através dessa CPN, a mulher que queira dar à luz de forma natural, obtendo todos os benefícios que esse meio traz tanto para ela quanto para o bebê, será assistida de forma eficiente. Estamos dando essa nova roupagem para o lugar, tornando-o lúdico e receptivo para quem procure seus serviços”, disse a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite.
A secretária pontuou ainda que o parto normal traz benefícios em diversos aspectos, melhorando as taxas de amamentação e recuperação da mãe no pós-parto. Diminui ainda as chances de complicações pós realização, além de necessitar um menor tempo de internação.
A entrega do Centro de Parto Normal (CPN) faz parte de uma lista de ações da Secretaria da Primeira Infância (Cria) para celebrar o Agosto Verde. Já foi entregue uma sala de planejamento reprodutivo no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, e realizado um Dia D de cadastros no Cartão Cria.
Partos em Alagoas
De acordo com o Ministério da Saúde, Alagoas registrou mais de 15 mil partos entre janeiro e maio deste ano. Destes, quase 7 mil foram partos normais, demonstrando um aumento nesse tipo de parto aqui no estado.