Quando subiu ao palco, diante de uma multidão em êxtase, para oficializar o início do São João multicultural no bairro histórico de Jaraguá e liberar os shows de artistas nacionais e da terra, o prefeito JHC revelou que havia sonhado com dias de festa cheios de energia como os dos últimos dias.
Ele destacou que a festa estruturada pela Prefeitura de Maceió valoriza o segmento cultural, após dois anos praticamente sem atividades na pandemia, e, ao mesmo tempo, incentiva e empolga diversos setores da economia com a retomada dos grandes eventos na cidade.
“Todo ano a gente ouvia falar que tinha São João em outros estados. Aí, trabalhamos duro este tempo para valorizar o que temos de melhor aqui da nossa cultura. O São João é uma festa para todos e, aqui, preparamos camarote para acessibilidade, oferecemos ônibus de graça para quem quer vir se divertir. Vamos mostrar a todo o Brasil a capacidade que Maceió tem de realizar um grande evento, afinal de contas, a nossa cidade merece tudo isso”, afirma JHC.
Ao abrir os festejos juninos na mega-arena que foi montada, o prefeito estava acompanhado da mãe, a senadora Dra. Eudócia (PSB), e da esposa, Marina Candia. Em seguida, ele anunciou a primeira atração nacional do dia, o cantor Xand Avião. O artista fez questão de elogiar a gestão municipal pela magnitude do evento, colocando a cidade no circuito do São João no Brasil.
Quebrando o protocolo, JHC decidiu fazer o trajeto até o Jaraguá de transporte coletivo. Ele quis reforçar à população que os usuários poderiam pegar ônibus sem pagar a passagem nos dias e nos horários da festa. Ao todo, são 24 linhas reservadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) com este benefício.
“Para ir ao São João, opte pelo transporte público, que é de graça e lhe garante mais segurança. Assim, você evita levar o seu carro particular e não vai ter dificuldades para estacionar. É uma oportunidade que estamos dando para todo mundo que quer se divertir. Temos o maior São João do litoral do Brasil em Maceió”, reforça.
O casal Marcos Lacerda e Conceição Lacerda foram aproveitar a noite e falaram da organização da festa.
“A gente curte tudo, já que liberaram os eventos e a gente não podia perder. Gostamos mais de festa de rua. Viemos hoje e estamos pensando em vir também no dia da Elba Ramalho. Adoramos festa de rua e essa está muito organizada”, avaliaram os dois.
Ana Clara é pessoa com deficiência e também foi aproveitar o show. De acordo com ela, a iniciativa de ter um espaço exclusivo para este público foi fundamental para que ela pudesse ir curtir a primeira noite do São João em Jaraguá.
“Fiquei sabendo da iniciativa por meio da divulgação na mídia. Viemos de Uber e eu gostei muito da estrutura. O espaço é ótimo. Adorei a iniciativa, que é muito grande e um bom começo para as festas juninas em Maceió”, observa.
JHC ainda chamou a população para prestigiar a programação no coreto e nos palcos espalhados no Jaraguá. Nestes espaços, artistas locais de vários estilos vão se revezar até o dia 29 de junho. O prefeito lembrou, ainda, as atividades no polo do Tabuleiro do Martins, com apresentações de quadrilhas juninas, concurso de coco de roda e festival de bumba-meu-boi. Por lá, a festa vai até o dia 30.