O Rio Paraíba transbordou nesta sexta-feira (1), invadiu ruas e residências em Viçosa, na região da Zona da Mata alagoana. Segundo a prefeitura do município, famílias estão sendo retiradas das casas e levadas para abrigos. Imagens filmadas por moradores mostram as ruas inundadas e a água invadindo a ponte da cidade. Paulo Jacinto e Cajueiro também tiveram pontos invadidos pelo rio.
“A situação está se agravando e eu venho pedir encarecidamente que as famílias que moram nas áreas de risco, principalmente às margens do Rio Paraíba, que saiam das casas. A gente precisa da compreensão de todos", orientou o órgão municipal.
De acordo com a prefeitura, dentre as áreas que registraram transbordamento do Rio Paraíba estão as rua do Gurganema, Tibúrcio Nemésio, Passagem de Areia, Rua Nova, Rua do Banho, povoado Anel, Mata Escura e Rua do Cochicho.
Já na tarde desta sexta-feira (1), a Defesa Civil de Viçosa havia informado que o Rio Paraíba havia saído do nível estável, porque estava subindo.
Cajueiro, também localizada na Zona da Mata e banhada pelo Rio Paraíba, foi outra cidade que registrou o transbordamento nesta sexta-feira (1).
Outro rio que transbordou em Viçosa foi o Rio Caçamba. Na zona rural da cidade, a localidade ficou inundada e a água, ainda na tarde de hoje, já ameaçava entrar nas residências. Em relato, o morador da Fazenda Baixa Funda, Duda Melo, afirmou que há mais de dez anos não via uma situação como a presenciada nesta sexta.
"Não podia de deixar de fazer esse registro. Hoje um dia triste aqui para a gente que trata esse lugar com tanto carinho, amor e a situação hoje aqui é essa. A água a um palmo dentro de casa e o rio não para de subir. Já corremos aqui para pousada. Fica registrado um inverno duro depois de 20 anos. Acho que fazia uns 15 e 20 anos que não via uma cheia dessa. É levantar a cabeça e trabalhar", afirmou em vídeo.