08/07/2022 às 15h46min - Atualizada em 08/07/2022 às 15h46min
Com mais seis cidades, nº de municípios em situação de emergência sobe para 22 em AL
Reconhecimento do status é decorrente das fortes chuvas que atingiram o estado; há 65,3 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas
Por Gazetaweb
Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos Nesta sexta-feira (8), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais seis cidades de Alagoas atingidas por chuvas intensas nos últimos dias: Cajueiro, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Porto Calvo, Santana do Mundaú e São Miguel dos Milagres. Agora são 22 municípios alagoanos com o reconhecimento do Governo Federal em decorrência do temporal.
As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), que traz também a autorização do repasse de R$ 1,3 milhão para três cidades afetadas: Jacuípe, Jequiá da Praia e Rio Largo.
“Desde o início das chuvas em Alagoas, na sexta (1º), a Defesa Civil Nacional vem estabelecendo uma série de ações emergenciais para apoiar o estado, como a mobilização e o envio de uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para o estado”, informou a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. *com informações da assessoria.