Comemorado nesta terça-feira (25), o Dia Internacional da Agricultura Familiar foi marcado, em Alagoas, com uma excelente notícia: o governador Paulo Dantas divulgou, ao lado da secretária Carla Dantas, titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri)) e do secretário Marcius Beltrão, titular da Secretaria da Educação (Seduc), o resultado da maior compra pública da história realizada para aquisição de itens da agricultura familiar destinados à merenda da rede estadual de ensino de Alagoas.
O anúncio foi feito durante a solenidade de pactuação das metas do Programa Escola 10, realizada no Centro de Convenções, em Maceió.
A atuação integrada da gestão estadual ajudou na celebração da chamada pública que contemplou 17 itens com aquisição direta da agricultura familiar, beneficiando mais de 22 mil agricultores. O montante previsto no edital foi de mais de R$5,5 milhões, recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que contribui para inclusão produtiva e criação de empregos na zona rural.
Como estratégia de fortalecimento dos agricultores e agricultoras no estado, foram criadas na estrutura da Seagri, as secretarias Executivas da Agricultura Familiar e do Cooperativismo, com papel catalisador das políticas públicas que impactam a agricultura familiar alagoana.
A secretária Carla Dantas destacou a criação de um grupo de trabalho envolvendo essas duas secretarias executivas, demais secretarias e órgãos da administração pública estadual e entidades representativas dos agricultores e cooperativas. O trabalho conjunto possibilitou avançar no diálogo e ampliação do número de itens da agricultura familiar adquiridos para a merenda e na discussão da política de preços.
“Esse é um momento de parabenizar todos os envolvidos na chamada pública e uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso de fortalecimento da agricultura familiar, gerando renda no campo, possibilitando a produção de alimentos saudáveis e que ajudam a alimentar os alunos da rede estadual que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade social, e a merenda escolar é sua única refeição do dia”, ressaltou a secretária Carla.
A chamada pública contempla 177 mil estudantes da rede pública estadual de ensino ainda no ano de 2023, com diversos alimentos saudáveis plantados pelas mulheres e os homens do campo. É a garantia de alimentos de melhor qualidade no cardápio escolar, diminuindo a vulnerabilidade social e insegurança alimentar dos alagoanos.